O estresse no dia a dia pode afetar a saúde bucal ?

20/05/2021 - Segundo pesquisas, o estresse do dia a dia pode afetar e muito a saúde bucal das pessoas.

Consultório Odontológico

O estresse é a resposta do corpo a situações que demandam adaptação extrema. Essa reação psicológica e hormonal prepara o ser humano para dois tipos de ação: lutar ou fugir. De qualquer forma, o corpo passa por diversas mudanças, como no batimento cardíaco, na respiração e na pressão arterial. O anseio por perfeição faz com que tentemos dar conta de tudo e, nesse sentido, quanto mais competentes formos, pior. O estresse altera as funções do nosso organismo, criando oportunidades para o surgimento de diversos tipos de doenças.

A alteração nos níveis dos hormônios, como cortisol, hidrocortisona e adrenalina, compromete a estabilidade das funções do corpo. Assim, não só interfere na pressão arterial, no sono, nas respostas imunológicas, como também na produção de saliva.

A saliva é de grande importância para nossa saúde bucal, por suas propriedades físicas e químicas. A diminuição na sua produção pode, como consequência, provocar mau hálito e boca seca. Aliada ao consumo frequente de bebidas alcoólicas ou cigarro, pode resultar em doenças como periodontites, cáries e lesões de mucosas. 

Por outro lado, aftas podem surgir como consequência da ação de agentes nocivos sobre um sistema imunológico insufisciente. A gengivite também pode ocorrer, deixando a gengiva inchada, sensível e com sangramento fácil.

Por fim, o bruxismo ou apertamento bucal causa abalos na estrutura dentária, desordens musculares e dores. Esse problema está, certamente, relacionado aos distúrbios de sono e à ansiedade.

A má higiene bucal pode piorar o quadro porque sistema imune tem a função de desencadear efeitos pró ou anti-inflamatórios, conforme seu estado. Quando debilitado, produz um efeito pró-inflamatório, tornando o ambiente propício para o aparecimento de doenças, como ap eriodontite.  Dessa maneira, os maus hábitos e higiene bucal podem, ainda, colaborar para as complicações na cavidade oral. 

O estresse também tende a potencializar costumes e hábitos, que já podem não ser muito saudáveis. Por exemplo, é mais comum que uma pessoa estressada se alimente pior, consuma bebidas alcoólicas, fume e seja sedentária.

Situações geradoras de estresse sempre existirão, por isso, procure gerenciar seu tempo e manter o equilíbrio nas suas atividades. Além disso, cultive bons hábitos durante os períodos tranquilos, para que possa mantê-los nos períodos caóticos. Tente ocupar sua mente com pensamentos positivos e faça exercícios de respiração, com inspirações profundas e expirações lentas. Troque o medo por confiança e fé, mas, acima de tudo, conecte-se com tudo e todos que lhe fazem bem. Busque meios de equilibrar sua saúde mental e, para evitar problemas futuros, cuide também da sua saúde bucal. Por fim, não negligencie as visistas periódicas ao dentista: elas ajudam a prevenir os danos que o estresse pode trazer.

Fonte: Odonto Minas
<- Voltar
Consultório Odontológico

MENU RÁPIDO

RECEBA NOVIDADES DO CONSULTÓRIO


Consultório Odontológico

ONDE ESTAMOS

R. Paulo Zimmermann, 156 - Centro, Pomerode/SC - 89107-000
Consultório Odontológico Consultório Odontológico

(47) 3387-3863 | (47) 99234-1448

(47) 3387-3863
(47) 99234-1448

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

Todos os conteúdos expostos no site são de autoria ou concessão da Consultório Odontológico.

Consultório Odontológico